Informação sobre afiliação

Acreditamos que é importante tomar decisões bem informadas. Ainda que nosso site não contenha todas os produtos disponíveis, esperamos que informação disponível aqui ajude nossa comunidade a tomar melhores decisões antes de adquirir um produto. É importante notar que os parceiros exibidos podem nos oferecer compensação financeira e isso pode afetar a visibilidade que damos para cada produto. Mas de nenhuma forma isso afetará a veracidade da informação que providenciamos.

Como fazer e-mail Marketing em 7 Passos

Em 1978 Gary Thuerk realizou um feito que marcou a história do marketing. Ele enviou um e-mail à 400 pessoas promovendo maquinas digitais de sua empresa, o que resultou em mais de 13 milhões de dólares em vendas. Apesar do sucesso, foi apenas a partir dos anos 90 que a prática realmente começou a tornar-se popular, uma vez que contas de e-mail passaram a ser grátis e, sobretudo, ferramentas que automatizam o processo começaram a aparecer. Apesar de ser provavelmente a mais antiga, essa prática ainda é conhecida como a de melhor custo benefício dentro do mercado digital.Isso ocorre porque campanhas de links patrocinados, “display”, videos ou de redes sociais você paga cada vez que faz um anúncio, em contra partida com e-mails você não paga nada para enviar e muitas ferramentas disponíveis no mercado oferecem planos 100% grátis.

1. Escolher uma plataforma

O primeiro passo para começar é escolher uma ferramenta de envios de e-mails. Muita gente pergunta se é possível enviar a partir do outlook ou do gmail e a resposta é sim, mas não recomendamos porque a pior coisa que pode acontecer para o seu negócio é que sua conta de e-mail seja considerada um spam e todos os e-mails que você enviar comecem a ser dirigidos a lixeira automaticamente e depois fica muito difícil reverter isso. Por isso recomendamos sempre utilizar uma ferramenta e nesse tutorial indicamos a “Sendinblue” porque além de ser uma das melhores é 100% grátis. Para criar uma conta gratuita Clique Aqui.

2. Crie sua lista de e-mails

Se você já tem uma lista de contatos de pessoas às quais você deseja enviar um e-mail você pode ir à sua base de dados do “Sendinblue”. Basta clicar na opção contatos e depois adicionar um por um ou importar um arquivo .csv ou .txt. Se seus contatos estão no gmail ou no outlook você pode exportar-los e adicionar aqui ou se preferir pode ir na área de integrações e deixar que Sendinblue faça isso automaticamente.

3. Estabeleça seu objetivo

Antes de prosseguir, você deve estabelecer claramente qual é o seu objetivo com esse e-mail. Vender um produto? Informar seus clientes da sobre uma mudança de endereço? Promover um Evento? Criar Leads? Cada objetivo vai requerer uma estratégia diferente e é o que vai definir o sucesso ou não da sua campanha.

4. Segmente sua audiência

Agora que temos nosso uma lista de contatos e um objetivo claro precisamos segmentar a audiência. Isso é extremamente importante para garantir o sucesso da sua campanha e garantir que os seus contatos não vão te bloquear. Digamos que você tem uma loja de artigos infantis e o seu objetivo é promover um produto para bebês de 1-2 anos. Nesse caso não faz sentido enviar e-mails para clientes mais antigos de 2 anos uma vez que provavelmente seus filhos ( sobrinhos, netos, etc) já passaram da idade e se no futuro você quiser promover produtos para crianças de 3-5 anos, por exemplo, você já pode ter sido bloqueado por esses contatos.

5. Desenvolva uma estratégia

Uma melhor forma de pensar sobre estratégia e se perguntar: “De que forma eu estou posso adicionar valor ao meu cliente?”. Por exemplo, se eu quero promover uma nova linha de roupa, o que eu posso destacar que vai interessar o meu cliente? Talvez envio grátis, um cupom de desconto ou um tempo limitado? Aqui também vale a pena pensar se temos que subdividir nossa audiência, por exemplo se estamos promovendo uma linha de “biquinis” enviaríamos algo para mulheres falando sobre “descontos”e para homens podemos destacar  “troca grátis” já que eles estariam comprando para suas esposas, mães, namoradas, etc…

6. Crie seu e-mail

Agora é a hora de ser criativo. Com Sendinblue você pode montar o seu próprio e-mail ou escolher entre dezenas de templates prontos para economizar tempo. Aqui é muito importante focar no “Assunto” do e-mail. Isso é o que tem que convencer o cliente de abrir e ler a sua mensagem, então busque algo personalizado e que realmente vai instigar a curiosidade do cliente. Quando tudo estiver pronto é só enviar o seu e-mail e esperar os resultados

7. Analise os seus resultados

Agora é a hora do aprendizado e da otimização. Passe um tempo vendo os resultados que você obteve e pense como você pode adaptar suas próximas campanhas. Talvez pessoas morando em determinada cidade tiveram mais engajamento que outros, ou possivelmente um grupo de idade realizou mais compras. Cada informação que você obtiver é muito valiosa porque o seu objetivo principal é criar campanhas que vão passar para o seu cliente uma ideia de “valor”. Ou seja, você vai estabelecer para cada grupo qual o atributo do seu produto/serviço mais lhes interessa, assim no futuro para e-mail que você criar, você pode destacar exatamente as qualidades que mais interessa cada pessoa.