Como escolher a uma VPN?

As VPNs ideais são aqueles que conseguem oferecer um equilíbrio de recursos, variedade de servidores, boa velocidade de navegação,  estabilidade e privacidade para assim suprir as principais necessidades dos usuários passando de modo despercebido e sem causar dores de cabeça. Confira a seguir quais recursos são esses para garantir a escolha da melhor VPN possível.

Privacidade

Quando você está se conectando a um serviço VPN, você está confiando os dados de seu dispositivo a empresa. Muitas das empresas que oferecem serviço gratuito na verdade armazenam todos os seus dados, tirando toda sua privacidade, enquanto as melhores empresas pagas providenciam anonimidade. Por isso, antes de começar a usar esse serviço, é importante ler sobre sua política de uso e conferir se a VPN escolhido tem uma política de não armazenamento de logs ou se a empresa é capaz de proteger esses dados e oferecer uma camada de segurança satisfatória ao aparelho.

Protocolos

Ao procurar por serviços de VPN, o usuário certamente irá se deparar com expressões como SSL, PPTP, TLS, L2TP, IPSec e alguns outros tipos de rede VPN. Cada uma dessas siglas representa um protocolo diferente, com seus prós e contras. De forma resumida, é preciso ter em mente que o protocolo OpenVPN mais utilizado atualmente, capaz de oferecer uma conexão estável e segura. Por outro lado, o protocolo PPTP já é considerado mais obsoleto e traz algumas desvantagens, como uma vulnerabilidades maior durante a conexão.

Velocidade de navegação

Uma das grandes vantagens do uso de VPN é a possibilidade de acessar Netflix, Amazon Prime, Disney+ e outros serviços de videos de outros países, abrindo as portas a um catalogo de conteúdo muito maior. Portanto, é imprescindível escolher uma VPN boa para não ter problemas com conexão e para que sua série favorita não fique travando enquanto você assiste. As empresas disponíveis nessa lista possuem diversos servidores em vários países o que garante uma melhor navegação que outros serviços.

Compatibilidade com celular

Como muitos usuários estão navegando por cada vez mais tempo a partir de seus smartphones, as melhores VPNs já se adaptaram a essa nova realidade e oferecem aplicativos e ferramentas destinados aos dispositivos móveis. Desse modo, o ideal é escolher um desses serviços, que conseguem entregar uma experiência consistente de uso tanto para o desktop, como também para celulares e tablets.

Versão paga e gratuita

Alguns serviços de VPN também costumam oferecer versões pagas e gratuitas, com o intuito de permitir que os usuários testem a plataforma grátis antes de decidirem se querem ou não assinar a rede paga. Vale destacar que as versões gratuitas não protegem a privacidade dos internautas com a mesma rigorosidade. Também costumam ser mais lentas, ter limite de navegação e apresentam interfaces menos intuitivas, geralmente com anúncios e propagandas. Para acessar uma plataforma realmente fácil de utilizar e com uma ampla camada de proteção, o usuário precisará investir na modalidade paga. Mas antes de assinar, é essencial ler os termos de privacidade e estar de acordo com os mesmos.

NordVPN

Compatível com Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Android TV, Chrome e Firefox,  NordVPN é uma das favoritas no setor. A empresa possui mais de 5 mil servidores por mais de 60 países e foi considerada a rede mais rápida por um instituto de pesquisa independente. Para empresas ou profissionais de TI que buscam melhorar a segurança online, a Nord também oferece um produto corporativo, o qual permite que times acessem recursos online restritos e ajuda com que administradores de sistema controlem acessos com facilidade. Além disso a empresa também oferece armazenamento em nuvem encriptado e um gerenciador de senhas, os quais podem ser adquiridos juntos ou separadamente.

Ver Planos

IPVanish

Com mais de 1600 servidores em mais de 70 localidades diferentes, IPvanish vem ganhando popularidade como um produto para privacidade e proteção de dados. Eles possuem compatibilidade com as plataformas mais populares (Windows,  Mac, iOS, Android, Linux, Chrome OS, Fire TV) e disponibilizam os principais tipos de protocolos de conexão que você vai precisar. Algo que diferencia IPVanish da concorrência é que além de oferecer seu produto de VPN eles também possuem um serviço de armazenamento em nuvem encriptado, ideal para aquelas pessoas que precisam ter acesso a seus documentos dês de qualquer lugar e querem garantir que seus arquivos não serão espiados.

Ver Planos

Private Internet Access

Com mais de 20 mil servidores, a “Private Internet Access” tem a maior rede de VPN de todo mundo, o que significa que são capazes de oferecer velocidades de navegação altíssimas em mais de 76 países. A empresa prega que seu principal foco é privacidade e anonimidade, o que significa que não realizam nenhum registro de navegação e utilizam os praticas de privacidade mais indicadas do setor. Além disso, permitem adquirir o produto deles utilizando Bitcoin de forma que eles não receberiam nenhuma informação sobre você nem mesmo durante o processo de pagamento. Mesmo focando tanto em privacidade eles não deixam de lado clientes que querem acesso a streaming, oferecendo diversos servidores que permitem acesso a conteúdos de outros países.

Ver Planos

PureVPN

PureVPN vem ganhando destaque porque além de permitir o uso em mais de 10 dispositivos simultâneos e possuir compatibilidade com mais de 20+ tipos de dispositivos e sistemas operacionais eles oferecem o preço mais baixo do mercado. Além de seguirem todo o indicado para providenciar privacidade a seus usuários eles também oferecem uma ferramenta chamada de “port forwarding” (redirecionamento de porta) a qual te permite ultrapassar mais uma camada de bloqueio que o seu provedor de internet ou o administrador da rede possa estar criando. Essa função também permite que você acesse seu computador ou outros dispositivos remotamente e assim tenha acesso a seus arquivos dês de qualquer lugar com segurança.

 

Ver Planos

Surfshark

Surfshark é uma das VPNs com melhor custo benefício, isso porque além de ser uma das mais baratas, qualquer um que abrir uma conta pode conectar dispositivos ilimitados simultaneamente. Portanto para famílias ou amigos que compartilham uma única conta, Surfshark é a mais vantajosa porque você poderá usar o serviço em diversos smartphones, tablets e computadores ao mesmo tempo sem problemas. Outro fator interessante sobre eles é que são uma das VPNs com a maior quantidade de servidores que conseguem passar os bloqueios geográficos da Netflix e outros serviços de streaming, permitindo que você tenha acesso a um catálogo de conteúdo muito maior.

Ver Planos