Como escolher um sistema de VoIP?

Os sistemas VOIP (da sigla em inglês, “Voice Over Internet Protocol”) permitem vantagens ao meio corporativo como a realização de chamadas por conferência, uma discagem interna e direta, e muito mais. No entanto, a decisão de qual operadora VOIP contratar pode ser um dilema, pois os serviços entre elas costumam apresentar variações. Para não ter dúvidas, a seguir estão dicas de como reconhecer as melhores empresas de VoIP.

Observe a reputação da empresa

Ao navegar pela internet, é possível checar nas redes sociais de um operadora VoIP e nas ferramentas de busca, depoimentos e opiniões de outros clientes que já utilizaram a empresa. Através dessa análise, o usuário consegue identificar quais são as empresas com a melhor reputação, ou seja, aquelas mais bem recomendadas e reconhecidas por prestarem um serviço de qualidade.

Verifique se a operadora fornece um bom atendimento aos clientes

Ao longo do uso dos sistemas VoIP, pode ser que apareçam dúvidas e questionamentos sobre esse serviço, e nesse caso, a melhor provedora é aquela que oferece um atendimento de qualidade, rápido e eficiente. Para descobrir isso, a principal sugestão é procurar no site da empresa sobre os seus canais de atendimento ao cliente, se existe um chat online, por exemplo, e se o horário de atendimento via e-mail e telefone é compatível com as suas necessidades.

Procure saber se existe a opção do teste grátis

Antes de contratar um serviço VoIP, é interessante testar se a rede existente é capaz de se adaptar a esse novo sistema. Por essa razão, os clientes em potencial devem dar preferência para as operadoras que oferecem essa opção, ou pelo menos um serviço que não requer contrato com tempo mínimo, tendo em vista que é algo capaz de evitar problemas e aborrecimentos futuros.

Veja se é possível continuar com o número antigo

As melhores plataformas de VoIP geralmente permitem que o usuário utilize o seu número de telefone antigo ao adotar o serviço. Esse recurso é bastante útil pois evita que o usuário tenha que informar a todos os seus contatos sobre a alteração de seu número telefônico, algo que pode gastar tempo e ainda resultar em perdas, para o caso das pessoas que trabalham e dependem de seus números para isso.

Analise o custo-benefício

Por fim, antes de escolher, é essencial avaliar bem o custo-benefício, observando quais recursos estão incluídas no pacote e se o valor cobrado compensa ou não. No caso dos pacotes que parecem baratos demais, é preciso ter atenção, pois os mesmos podem oferecer somente uma lista limitada de serviços. Seja como for, o mais importante é ter o cuidado de assinar o pacote adequado, cujos serviços e a cobertura estejam de acordo com a necessidade do cliente, evitando assim o desperdício financeiro.

Melhores Sistemas de VoIP de 2021