VPS –  O que é, Tipos, Prós, Contras e as Melhores opções.

Do inglês Virtual Private Server – que significa algo como Servidor Virtual Privado – o VPS funciona como um servidor de hospedagem do seu site que garante o desempenho de recursos estáveis e exclusivos a sua contratação.

O Servidor de Hospedagem Virtual é, em resumo, uma partição de um servidor físico de hospedagem, com uma determinada alocação de recursos e com diferentes configurações. Essas “partições” são máquinas virtuais que atuam como servidores dedicados separados para seu usuário e são independentes no sentido de que cada VPS que usa o servidor físico atua de  sem arriscar nenhuma outra aplicação ou site presente nesse servidor da web. Todos os recursos como os módulos físicos de RAM, CPU, espaço em disco e outros não são compartilhados com outros VPS presentes nesse servidor, garantindo estabilidade e performance constante.

VPS vs Servidor Compartilhado vs Servidor Dedicado

O servidor mais tradicional, chamado de compartilhado, consiste em um servidor presente em uma máquina física e dividido entre vários clientes; é verdade que é a forma mais barata de hospedagem, porém impede maiores personalizações e o cliente deverá aceitar uma configuração bem genérica e dividi-la com outros tantos, o que leva a um desempenho bem inconsistente.

Por outro lado, o chamado servidor dedicado é aquele possui somente um cliente, o qual tem seu site hospedado por um determinado aparelho físico  exclusivo. Isso é o que permite mais liberdade e desempenho, uma vez em que um cliente é o proprietário exclusivo, sendo personalizável da maneira que quiser. Mas todas essa velocidade e flexibilidade vem a um custo bem alto.

O VPS, portanto, encontra-se do meio termo entre estes dois tipos de hospedagem. Possui, também, a hospedagem compartilhada, porém com a quantidade de clientes compartilhando conjuntamente sendo muito menor do que em relação ao servidor tradicional e com uma performance contratada constante. Assim, é mais barato que o servidor dedicado e permite uma quantidade de recursos que, obviamente, não alcança o número dos daquele, mas permite rivalizar de forma bastante satisfatória.

Apenas como forma de exemplificar, imagine que você possua uma empresa de médio porte, e queira alugar um espaço para que possa recepcionar os seus clientes e colaboradores. Assim, o servidor dedicado seria algo como você alugar um prédio inteiro de 10 andares somente para você. Logicamente seria o melhor, e o que mais chamaria a atenção e traria possibilidade rápida de atrair clientela. Porém, seria extremamente caro. O mais barato seria alugar uma salinha em algum andar, o que não traria a imagem que você quer passar, na medida em que ficaria apertado demais, com pouca visibilidade. O VPS, então, seria como alugar um andar inteiro do prédio para o seu negócio, com a opção de alugar mais ou menos andares conforme a necessidade: a solução perfeita!

Neste ínterim, o servidor VPS funciona concedendo a liberdade que o cliente não teria caso optasse pelo compartilhado. Cada site hospedado possuirá seu login de administrador, pelo qual será possível fazer uma grande quantidade de edições e de modificações, na medida em que cada cliente, mesmo os que compartilhem o mesmo servidor, possuem um sistema operacional separado. É como se fosse efetivamente uma hospedagem separada, porém está contida na mesma mídia física (hardware).

Hospedagem Windows VPS

Como o nome sugere, é baseado em uma plataforma Windows e possui níveis de acesso e desempenho semelhantes aos de um servidor dedicado. No caso de você precisar instalar e executar alguns dos aplicativos Windows mais comuns, como SharePoint, ASP, ASP.NET, bancos de dados Access ou Microsoft SQL, este tipo de hospedagem VPS é ideal para você.

Hospedagem Linux VPS

Costuma ser a opção mais buscada e também de menor custo que windows. Ele é criado na plataforma Linux e oferece suporte a vários recursos da web, como POP3, MySQL e PHP. Linux é um sistema operacional de código aberto, então esses pacotes de hospedagem VPS geralmente são muito econômicos. Você também pode converter facilmente um servidor Linux em um servidor Windows com base na sua conveniência. Lembre-se de que o processo inverso é complicado.

Hospedagem VPS Gerenciada

Nesse caso, as responsabilidades de gerenciamento de sua hospedagem VPS são do provedor e incluem: monitoramento de servidor, atualizações, instalações e patches.

Hospedagem VPS não gerenciada

Assim como o nome sugere, você não receberá muita ajuda do seu provedor de hospedagem neste caso. Além de manter ou administrar o servidor, você também precisa solucionar problemas. Este tipo de hospedagem VPS definitivamente não é adequado para iniciantes com pouco conhecimento técnico, mas pode oferecer mais flexibilidade.

Vantagens da hospedagem VPS

Tal como acontece com todos os tipos de hospedagem na web, existem prós e contras para cada um, e cada alternativa é adequada para circunstâncias específicas. Geralmente, há muitas vantagens em hospedar seu site em um servidor virtual privado. Incluindo:

  • Uma conta de hospedagem VPS é mais barata do que um plano de hospedagem dedicado completo e oferece um nível de flexibilidade similar.
  • Muitos planos VPS podem ser personalizados para atender às suas necessidades, de modo que você paga o que deseja, mas não precisa lidar com recursos de que nunca precisará.
  • Muitos planos de hospedagem VPS são facilmente escaláveis. Você pode começar em seu ambiente virtual com a quantidade mínima de recursos de que precisa e, à medida que cresce, aumentar gradativamente seu plano de hospedagem para acomodar suas necessidades. Você não precisa pagar por recursos excessivos que ainda não usou.
  • Você tem muito mais controle sobre seu servidor virtual do que com hospedagem compartilhada. Você provavelmente terá acesso root e a capacidade de usar scripts que podem não ser permitidos no ambiente de hospedagem compartilhada.
  • Você tem o mesmo suporte técnico da hospedagem compartilhada para a maioria dos problemas.
  • Você pode escolher entre hospedagem semi gerenciada, onde o host da web lida com alguns serviços de manutenção e totalmente gerenciados.

Desvantagem da hospedagem VPS?

A hospedagem VPS, em tese, é uma ótima maneira de ter os serviços de um servidor dedicado, mas sem os custos associados a isso. No entanto, existem alguns problemas potenciais que podem ocorrer com a hospedagem VPS. A principal desvantagem do ponto de vista financeiro é que é mais caro do que a hospedagem compartilhada. Para sites que não precisam de um serviço de hospedagem dedicado, o custo pode ser proibitivo. Embora não seja tão caro quanto dedicado, também é normalmente muito mais caro do que compartilhado.

Do ponto de vista dos serviços, porém, o problema pode ser muito maior. Alguns hosts da web oferecem hospedagem VPS, mas não alocam os recursos de forma adequada. Isso pode causar problemas no futuro se um determinado site usar seus recursos em níveis de pico. A razão para isso é que o host da web pode ter vendido seu espaço em excesso (similar como fazem as companhias aéreas com o chamado “overbooking”), apostando na probabilidade de que cada conta no servidor físico não usará seu armazenamento de recursos alocado. No entanto, se o fizerem, isso pode causar problemas de servidor físico que afetarão todos os outros sites naquela máquina. Uma forma de combater isso é garantir que você esteja ciente de quantas contas virtuais existem no servidor ao mesmo tempo.

 

Siteground VPS

SiteGround não é a típica empresa de hospedagem para pessoas que querem economizar, pelo contrário… Com datacenters em 3 continentes e uma base de usuários gigante graças ao seu alto desempenho com sites WordPress, SiteGround vem se tornando uma das escolhas mais populares entre os profissionais que desejam criar sites a aplicações de altíssimo nível.

E nenhum plano eles oferecem menos que 6GB de memória RAM ou menos que 3 núcleos de processamento. Todos os planos incluem backups diários, SSL Grátis, IP Dedicado e fácil integração com a CDN da Cloudflare. Essa provavelmente é a opção mais ideal para profissionais desenvolvendo aplicações de alto rendimento a nível internacional.

Ver Planos

Bluehost VPS

Bluehost oferece três planos para servidores virtuais privados todos equipados com armazenamento SSD e IP’s privados. A opção mais básica conta com um processador de dois núcleos, 2gb de RAM e 30 GB de SSD, enquanto a opção mais completa conta com um processador com 4 núcleos, 8GB de RAM e 120GB de Armazenamento.

Todos seus servidores são localizados nos Estados Unidos e gerenciados pelos próprios profissionais da empresa, no entanto sua interface de administração simples e versátil permite fazer modificações e melhorias ao plano em poucos cliques. Vale ressaltar que a empresa oferece SAC 24 horas e está disposta a devolver seu dinheiro em 30 dias caso não esteja satisfeito com o serviço contratado.

Ver Planos

Hostinger VPS

Hostinger tem um objetivo muito claro em todos seus, oferecer os preços mais baixos com um serviço de ponta. E isso mais uma vez é uma realidade quando falamos sobre hospedagem de servidores virtuais, com os planos mais básicos começando por menos de R$20,00 e oferecendo 1 núcleo de CPU, 1GB de Ram e 20GB de SSD até planos mais completos com 8 núcleos de CPU, 8GB de RAM e 160GB de SSD.

Todos os planos VPS são baseados na tecnologia de virtualização OVZ permite o uso dos sistemas operacionais Linux, incluindo CentOS, Ubuntu, Fedora, Debian e Suse.

Ver Planos

Uol Host VPS

UolHost é a primeira empresa nacional a oferecer a infraestrutura do Cloud OpenStack com o painel de gerenciamento Plesk Onyx. Seus Planos variam de 2GB a 8GB de memória RAM e 2 a 4 CPUs com contas de e-mail e banco de dados ilimitados e com opções de memória de armazenamento variáveis de 50GB até 300GB.

Uma característica bem única que pode ser bem favorável para desenvolvedores é que UolHost também integrada o servidor com Slack, permitindo que seus desenvolvedores sejam notificados de qualquer problema a todo momento.

Ver Planos

KingHost VPS

KingHost é uma empresa Brasileira de Hospedagem que faz de tudo. Incluindo oferecer servidores VPS tanto para Linux quanto Windows. Apesar de não possuir os planos com custos mais baixos do mercado, essa empresa se diferencia por oferecer alguns dos planos mais potentes do mercado. Tanto na categoria Linux quanto na Windows eles chegam a 12 núcleos de processamento, 32GB de memória RAM, 350GB de Armazenamento SSD e até 9TB de trafego de transferencia (woow!).

Outro diferencial é que por ser uma empresa Brasileira, o serviço de atendimento ao cliente e o time de especialistas podem oferecer uma grande ajuda para resolver qualquer problema. KingHost certamente é a opção ideal para qualquer um em busca de uma hospedagem robusta com uma demanda de perfomance incrivelmente alta.

Ver Planos