O que faz um boa plataforma de Loja Virtual?

O comércio eletrônico está crescendo de forma acelerada nos últimos anos, e as vendas realizadas por esse canal de compra estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas. Para aqueles que estão prestes a entrar nesse segmento, a melhor alternativa são os sites para criar lojas virtuais já bem estabelecidas na web, tendo em vista que os custos para desenvolver e patrocinar o próprio site com programadores podem ser bem elevados.

Nesse caso, o grande desafio é escolher em qual plataforma vender seus produtos, uma decisão importante para colher bons resultados futuros. Para ajudar nessa tarefa, a seguir estão as características essenciais que precisam estar presentes na melhor plataforma de vendas online.

Preços e formas de pagamento

Primeiramente, é preciso considerar o custo-benefício da taxa mensal cobrada por cada plataforma, porém, nem sempre a opção mais barata será a mais vantajosa, uma vez que algumas das plataformas mais caras costumam requerer menos manutenção e gerar mais vendas o que pode te fazer economizar com mão de obra.

Formas de pagamento

Ainda na questão financeira, por exemplo, é necessário avaliar quais são as formas de pagamento aceitas por essa plataforma, e se as mesmas são variadas o bastante para contemplar a preferência de todos os tipos de clientes. Atualmente, é importante oferecer alternativas de pagamento digitais como paypal, indo além do tradicional com cartões de crédito, débito e boleto bancário.

Segurança e proteção dos dados

As melhores plataformas de loja virtual se preocupam em proteger os dados pessoais e bancários de seus clientes, algo essencial quando se trata de comprar online. Uma maneira rápida de comprovar essa informação é conferindo se o site possui o símbolo de um pequeno cadeado e a sigla HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) em sua barra de endereços. Essa sigla é uma garantia de que a plataforma utiliza a tecnologia da criptografia, com a finalidade de proteger as informações de pagamento compartilhadas pelos clientes.

Ferramentas de SEO avançadas

Para obter bons resultados com as vendas pela internet, também é necessário se preocupar com as ferramentas de SEO. Desse modo, as plataforma que se destacam costumam possuir uma boa classificação nos resultados de pesquisa do google, o que contribui diretamente para que haja um fluxo maior de clientes navegando pelo site.

Serviço de suporte

No comércio eletrônico, problemas e erros envolvendo a parte técnica podem ocorrer a qualquer momento. Por isso, ao procurar entre diferentes opções, é essencial priorizar aquelas que oferecem um sistema de suporte 24 horas, o qual seja fácil de ser acessado e ofereça canais de atendimento eficientes.

Performance

Atualmente a maior parte das pessoas acessa websites através de dispositivos móveis. E visto que na maior parte do tempo esses aparelhos estão conectados a redes 3G ou 4G, se vê necessário criar um site que é leve, responsivo e rápido para carregar. De fato a google e outras ferramentas de busca dizem que velocidade de carregamento das páginas é um dos fatores primordiais para a classificação de sites. Muitos estudos também foram feitos provando que clientes costumam desistir da comprar se o site é muito lento ou tem problemas de responsividade.

Squarespace

Squarespace é conhecida como a plataforma para criação de sites de artistas, designers e pessoas que trabalham no meio criativo, isso se deve a qualidade visual de seus templates que são altamente sofisticados têm um visual simplesmente incrível!

Apesar de não ser conhecida pelas ferramentas de loja virtual, Squarespace vêm ganhando muita popularidade por pessoas que desejam criar uma marca sofisticada com produtos que deixam as pessoas de boca aberta. Além disso, a interface é bem fácil de usar e as ferramentas disponíveis são mais do que suficiente para criar um e-commerce de sucesso.

Se você deseja que sua marca tenha um visual de impacto sem ter que se esforçar muito e com um investimento relativamente baixo então Squarespace é uma escolha excelente.

Ver Planos

Square Online

Square é uma empresa criada por um dos fundadores do Twitter e é focada tanto em ferramentas de pagamento quanto em desenvolvimento de Lojas Virtuais. Portanto eles são os lideres quando o assunto é métodos de pagamento complexos, seja subscrição, pagamento por produto, doação, reservas e até mesmo envio de pagamento a colaboradores.

Contudo, o que mais destaca Square Online é que você pode criar uma loja Virtual 100% grátis. Sim Grátis e sem necessidade de ter cartão de crédito. Isso se deve porque Square permite aderir-se a um plano que você só paga uma comissão (geralmente menos de 3%) quando faz uma venda, ou seja, seu único investimento será os 5 minutos que leva para se inscrever e o tempo que você vai levar tirando foto dos seu produtos para adicionar no site. A interface de criação de sites é a Weebly que possui diversos temas e integrações além de ser muito versátil, fácil de utilizar, com nenhuma necessidade de conhecimentos técnicos.

Ver Planos

Nuvemshop

Nuvemshop é uma marca Brasileira para construção de sites com temas modernos, versáteis, responsivos e com uma plataforma fácil de usar e sem muita dor de cabeça. Alem de ter todo o básico (gestão de estoque, integração com portais de pagamento e chat, também pode ser integrada com loja física e com market places tais como FaceBook, Instagram e WhatsApp para empresas que vem ganhando muita popularidade no mercado Brasileiro.

Nuvemshop é uma solução boa para lojas varejistas e focadas no mercado brasileiro com qualquer tipo de volume de vendas. O mais da Nuvemshop é que eles oferecem um domínio grátis e você pode testar por 30 dias sem compromisso.

Ver Planos

WooCommerce

WooCommerce é a extensão de para e-commerce do WordPress. E da mesma forma que WordPress é a solução mais popular do mundo para construção de sites, WooCommerce é a plataforma mais popular para construção de lojas virtuais do mundo com mais de 29% do mercado mundial de e-commerce. Isso significa que sim, WooCommerce é a plataformas mais versátil que existe e sim, WooCommerce é a plataforma com a maior variedade de temas, ferramentas e integrações que existe.

Apesar de não ser a mais fácil de usar e talvez levar um tempo para se acostumar, é comum ver que até mesmo iniciantes escolhem essa opção pelo fato de ter tudo necessário para construir um negócio online de sucesso com um investimento muito baixo.

WooCommerce é a melhor plataforma para aquelas pessoas que tem um bom nível de conhecimento técnico e precisam de versatilidade com um baixo investimento.

Ver Planos

Zyro by Hostinger

Hostinger é uma empresa de Hospedagem de sites conhecida pelos preços baixíssimos. E agora eles lançaram a ferramenta para construção de e-commerces chamada “Zyro”, apesar de não ser a mais poderosa do mercado do mercado, apresenta um custo beneficio beneficio imbatível já que é muito fácil de usar e possui integração com ferramentas de marketing, portais de pagamento e diversos temas bem modernos.

Apesar de não possuir muitas ferramentas avançadas essa é uma solução bem legal para pessoas que querem uma opção bem básica, fácil de usar e que não estão dispostas a gastar um valor muito alto.

Ver Planos

Bigcommerce

BigCommerce é uma solução extremamente versátil e provavelmente a mais completa quando o discussão é gestão de estoque e gestão de múltiplos canais de venda. Com essa plataforma você pode construir um loja online tradicional e conectar a diversos market places, incluindo Amazon, Google Shopping, Instagram, Facebook, Pinterest, eBay e pagamentos da sua loja fisica o que é excelente se você está começando uma marca nova que ainda não tem muita visibilidade.

Eles também são os líderes na parte de vendas em atacado e vendas internacionais, oferencendo soluções super fáceis de utilizar para gerir envios e descontos por quantidade. No entanto para aqueles que desejam uma solução mais básica eles possuem o plano “essentials” que tem as ferramentas essenciais para começar o seu e-commerce e você é livre para testar grátis por 15 dias!

Essa é a melhor solução se você não tem muito conhecimento técnico, precisa de uma opção de alta qualidade para vender por diversos canais e está disposto a investir um valor mais alto por isso.

Ver Planos

Magento by UOL

Magento é a maior plataforma do mundo focada apenas e-commerce e que tem código aberto. Estima-se que atualmente cerca de 12% das lojas online utilizam Magento, o que é um volume gigante. Isso mostra como essa plataforma é robusta e, sobretudo, versátil suficiente já que por anos vêm atendendo às necessidades de milhões de lojistas online.

Quando o assunto é identidade visual e design, Magento só fica atrás de WooCommerce, uma vez que possui diversos temas grátis e pagos, e cada dia mais e mais opções novas aparecem. Toda essa versatilidade e preço baixo vêm a custo de usabilidade. Geralmente se você não está acostumado a gerir sites, Magento pode ser um pouco mais difícil de usar do que as outras plataformas, no entanto existem muitos tutoriais disponíveis que podem solucionar qualquer dúvida.

Ver Planos