Como Escolher uma Hospedagem para WordPress

Escolher uma hospedagem de qualidade é, talvez, uma das tarefas mais essenciais para começar o projeto de um site. Um serviço de qualidade não só permitirá um uptime de quase 100% mas também deve proporcionar um bom desempenho, rapidez e, em geral, não apresentar muitas dores de cabeça. O desafio, no entanto, é que grande parte das cada site ou aplicação costuma requerer um conjunto de características e funcionalidades distintos e configurar a hospedagem para atender o seu site ou aplicação não é algo simples para quem não tem muito conhecimento técnico. E por isso se justificativa a ter Hospedagens para WordPress. 

WordPress atualmente é a aplicação responsável por mais de 37% de acordo com este estudo da w3Techs. O projeto é mantido por centenas de desenvolvedores em todo o mundo e possui uma gama de plugins, temas e funcionalidades quase incomparável com qualquer outra opção de CMS no mercado. Uma hospedagem específica para WordPress (também chamadas de Hospedagem Gerenciada para WordPress), fornece um servidor pre configurado e constantemente atualizado para que um site construído com este CMS tenha um desempenho superior, aumento de velocidade, menos problemas com bugs e, idealmente, uma maior segurança para evitar hackers

Velocidade

A velocidade de uma hospedagem depende de vários fatores, entre eles estão velocidade de processamento, cache, uso de uma CDN, o tema utilizado, compressão de imagens etc. Todos esses fatores são importante e idealmente o plano que você for escolher deve oferecer algumas ou todas dessas características. Outro detalhe muito importante é definir se o servidor usado é dedicado ou compartilhado, em geral a diferença é que servidores compartilhados possuem diversos sites hospedados e a sua performance depende muito também dos acessos desses outros sites, enquanto um servidor dedicado é só seu e o desempenho deve ser uniforme independentemente dos numero de acessos e uso de processamento de outros sites.

Qualidade do Suporte Técnico

Obviamente esperarmos que n√£o, mas √© bem prov√°vel que em algum momento voc√™ ter√° algum problema ou n√£o saber√° como fazer algo e nessas horas ter√° que pedir ajuda ao suporte t√©cnico. Nesse quesito √© importante levar em considera√ß√£o tanto os canais oferecido pelo provedor da hospedagem (tais como chat online, telefone, email, sistema de tickets, email, etc…), quanto tempo de espera e (sobre tudo) conhecimento t√©cnico dos funcion√°rios que te est√£o auxiliando.

Al√©m do servi√ßo de suporte tradicional, as melhores hospedagens WordPress oferecem um suporte especializado, o que √© um recurso bastante interessante para os iniciantes que n√£o possuem um extenso conhecimento t√©cnico de WordPress. A diferen√ßa desse suporte √© que, al√©m de resolver problemas relacionados exclusivamente √† hospedagem, eles tamb√©m auxiliam em quest√Ķes como plugins, configura√ß√Ķes das p√°ginas e instala√ß√£o de temas.

Backups realizados com frequência

Sabe aquela sensa√ß√£o que voc√™ teve quando perdeu seu trabalho da escola ou faculdade porque acabou a bateria do seu computador ou porque voc√™ fechou o Word sem salvar? Agora multiplique por mil! Essa √© a sensa√ß√£o de perder todos os dados do seu site por um erro do seu programador ou uma falha no servidor, por isso considero ser indispens√°vel que o servidor ofere√ßa algum tipo de backup, idealmente voc√™ estar√° buscando por um backup di√°rio, mas obviamente isso vai depender das suas necessidades. Para um site com conte√ļdo relativamente est√°tico ou com poucas atualiza√ß√Ķes semanais pode¬† ser que seja suficiente um backup semanal ou at√© mesmo mensal.

Espaço de armazenamento

Isso vai mais uma vez depender dos objetivos do seu site, mas bem provavelmente voc√™ ja deve ter uma ideia dos tipos de recursos que o seu site vai precisar ter. Um site simples empresarial talvez n√£o precise de mais que 10gb, j√° um portfolio digital com fotos e videos costuma requerer por volta de uns 20-30gb. Uma blog com atualiza√ß√Ķes di√°rias e espa√ßo para coment√°rios ou um e commerce com muitos produtos talvez podem ultrapassar os 50gb de armazenamento no primeiro ano. Claro, que tudo vai depender do tipo de conte√ļdo que ser√° utilizado, um video em resolu√ß√£o 8k vai requerer muito mais que uma galeria com fotos jpg.

Camada de segurança adicional

Conforme avançam as tecnologias também ficam mais sofisticados os ataques nos sites. Uma hospedagem bem preparada deve oferecer camadas de segurança tanto na parte de autenticação ao acesso da contact (como uso de tokens e acesso em dois fatores) como inclusão de SSL grátis, uso de plugins de segurança, bloqueio de acessos com uso de FTP sem encriptação e diversas de outras práticas que se desenvolvem todos os dias.

Processador de qualidade

Nos servi√ßos de hospedagem, o processador √© o grande respons√°vel por monitorar as a√ß√Ķes que processam as requisi√ß√Ķes e pedidos do sistema. Em outras palavras, basta imaginar um quebra-cabe√ßas, o qual precisa que algu√©m organize as pe√ßas e as encaixe corretamente para completar o jogo. Dentro de um servidor, essa √© a fun√ß√£o do processador, unir v√°rios tipos de elementos e garantir que eles cumpram seu trabalho para que o conjunto funcione como deve ser.

Memória RAM

A memória RAM é o que guarda os arquivos para que eles possam ser exibidos nas páginas do website, o que significa que ao visitá-las, ocorre o carregamento desses dados. Quando o servidor oferece uma boa memória RAM, o site carrega de forma mais rápida e intuitiva, melhorando o desempenho do site como um todo.

Isso por si só já torna esse quesito algo fundamental, mas indo mais além, a memória RAM também acaba influenciado no SEO (Search Engine Optimization) do site, pois o Google tende a valorizar e a colocar entre os seus primeiros resultados as páginas que oferecem uma navegação veloz e estável.

Atualiza√ß√Ķes autom√°ticas

Essa √© uma quest√£o que traz mais praticidade ao administrador do site e ajuda a proporcionar um maior n√≠vel de seguran√ßa, pois quando as atualiza√ß√Ķes n√£o s√£o autom√°ticas cabe ao administrador realizar atualiza√ß√Ķes manuais diversas vezes por m√™s conforme novas vers√Ķes do tema, do php, plugins e da base de c√≥digo do WordPress atualiza, o que al√©m de trabalhoso, pode demorar mais tempo para quem n√£o esta familiarizado com essa tarefa. Apesar do WordPress ja possuir a funcionalidade de atualiza√ß√£o autom√°tica, √© recomend√°vel conferir nas especifica√ß√Ķes do contrato com um servidor se o mesmo ir√° se encarregar de cuidar das atualiza√ß√Ķes peri√≥dicas da p√°gina.

Tr√°fego

No aspecto t√©cnico, o tr√°fego de um site se refere a quantidade de dados trocados entre o usu√°rio e o servidor. Quando as pessoas visitam uma p√°gina, algumas informa√ß√Ķes s√£o enviadas ao navegador, o que exige a atua√ß√£o de certos recursos.

Por essa raz√£o, √© preciso analisar a quantidade de tr√°fego permitida pelo servidor, pois existem planos que oferecem n√ļmeros um tanto limitados e quando o servidor n√£o √© suficiente, o site acaba saindo frequentemente do ar e prejudicando o fluxo de acessos.

Controle das vers√Ķes

Apesar de n√£o t√£o importante quanto algumas das caracter√≠sticas citadas, o controle das vers√Ķes √© um recurso interessante para os administradores que desejam que diferentes vers√Ķes do seu site estejam salvas. Entre os benef√≠cios dessa fun√ß√£o est√° o fato disso permitir a realiza√ß√£o de testes nas p√°ginas, o acr√©scimo de plugins e outros ajustes, sem correr o risco de serem mal-sucedidos e precisar de reformula√ß√Ķes para consert√°-los.

Conclus√£o

Vale destacar que os melhores servidores WordPress n√£o precisam ter todas as fun√ß√Ķes mencionadas. Aqueles que oferecem alguns desses recursos j√° est√£o entre as principais op√ß√Ķes.

A grande questão, portanto, é identificar quais desses recursos são os mais importantes para o site que você tem em mente, de acordo com suas metas e objetivos, e a partir de então procurar pela hospedagem que seja capaz de oferecê-los pelo melhor custo-benefício. Esse investimento é algo que faz a diferença no desempenho e na performance de um site, além de como mencionado, interferir diretamente nas normas de SEO e no posicionamento do website nas buscas do Google.

Melhores Hospedagem de WordPress de 2021

Kinsta

A melhor hospedagem para sites em WordPress que existe √© Kinsta. Al√©m de ter um servi√ßo de atendimento ao cliente com profissionais altamente qualificados, todos os planos (d√™s do mais b√°sico) oferecem todas as ferramentas para desenvolvimento profissional, incluindo: Backups di√°rios autom√°ticos e manuais, ambiente de testes, suporte √†s vers√Ķes mais atuais de PHP, Plugin de caching super eficaz e uma rede de distribui√ß√£o de conte√ļdo internacional

Outro grande destaque √© que eles utilizam a estrutura de datacenters da Google, com mais de 24 localiza√ß√Ķes pelo mundo incluindo em S√£o Paulo, o que ajuda a diminuir o tempo de resposta do server em cerca de 50%!

Apesar de n√£o terem os planos mais econ√īmicos, na rela√ß√£o custo beneficio para ag√™ncias e profissionais com m√ļltiplos sites Kinsta √© a melhor porque √© uma das poucas empresas que oferece suporte t√©cnico para instala√ß√Ķes “multisite”.

Ver Planos

Bluehost

Dentre as tr√™s √ļnicas empresas indicadas pela comunidades de desenvolvedores WordPress, Bluehost √© a mais popular. Com uma variedade de planos gerenciados, eles atendem desde pequenos projetos com op√ß√Ķes de servidores compartilhados, virtuais e gerenciados, todos optimizados para performance de WordPress.

Seus planos gerenciados s√£o para uma √ļnica instala√ß√£o de WordPress, no entanto oferecem solu√ß√Ķes de performance avan√ßadas, tais como compress√£o de videos ilimitada, ferramentas de SEO propriet√°rias, backups ilimitados e ambiente Staging.

Ver Planos

Hostinger

Hostinger oferece os planos de hospedagem gerenciada para WordPress mais econ√≥micos do mercado. Com uma infraestrutura profissional e uptime de 99.99% garantido, a empresa √© capaz de combinar os pre√ßos mais baixos da categoria com um servi√ßo de confian√ßa, oferecendo solu√ß√Ķes definitivas para pessoas ou empresas que precisam de algo econ√īmico e que n√£o demanda muitos recursos.

Dois pontos que também reforçam a Hostinger como escolha ideal é que eles oferecem suporte 24 horas para ajudar clientes com qualquer dor de cabeça e o painel de controle dos administradores permite integração com Cloudflare diretamente, o que eleva a desempenho do seu site e reduz o tempo de carregamento das páginas.

Ver Planos

Siteground

Com datacenters em quatro continentes, uma infraestrutura de ponta e uma pol√≠tica de redu√ß√£o de impacto ambiental, Siteground combina concientiza√ß√£o ecol√≥gica e alto desempenho em servi√ßos que vem ganhando popularidade no mercado profissional de desenvolvimento de sites. Atualmente, a empresa √© uma das √ļnicas que recebe a aprova√ß√£o da comunidade WordPress para o servi√ßo de hospedagem.

Todos os seus planos oferece gerenciados da empresa oferecem integração grátis com CDN, certificado SSL, e-mail profissional, domínio grátis, backups diários e ferramentas para desenvolvimento e colaboração de equipes.

Se voc√™ possui uma ag√™ncia ou √© um profissional de WebDev vale a pena dar uma olhada nos planos mais avan√ßados, os quais permitem criar uma √°rea administrativa para os clientes com o logo da sua empresa e n√£o limitam o n√ļmero de sites.

Ver Planos

UolHost

A UolHost oferece uma abordagem um pouco diferente da competi√ß√£o quando o assunto √© WordPress. Ao em vez de simplesmente apresentar uma op√ß√£o gerenciada, eles v√£o al√©m e permitem que voc√™ contrate um servidor dedicado exclusivo para o seu projeto. Para profissionais com um conhecimento t√©cnico mais avan√ßado essa deve ser a op√ß√£o que lhes atender√° da melhor forma porque permite banco de dados ilimitados, sites ilimitados, e contas de email ilimitadas. De fato, o √ļnico fator limitante √© hardware, isto √©, a estrutura f√≠sica escolhida no momento da contrata√ß√£o, a qual, obviamente, pode ser modificada depois em alguns clicks pelo painel de controle, permitindo escalabilidade e seguran√ßa de que o servi√ßo atender√° as necessidades do seu site no futuro.

Servidores dedicados não são para todos, mas se você acredita que essa é a opção que melhor atende às suas necessidades confira os planos para ver tudo que eles têm a oferecer.

Ver Planos

KingHost

KingHost é a empresa brasileira de hospedagem mais versátil, com planos de hospedagem gerenciada para WordPress que atendem desde pessoas com projetos pessoais simples até empresas com necessidades mais robustas. Além de oferecer contas de email ilimitadas e certificado de SSL grátis, uma particularidade bem interessante é que em todos os planos eles incluem ferramentas de email marketing e relatórios de SEO periódicos. Essas duas ferramentas são bem interessante principalmente se você tem uma empresa nova ou precisa aumentar a visibilidade digital da sua marca.

Ver Planos