Como escolher uma ferramenta de email marketing?

Quem gere um negócio, seja este físico ou online, sabe que o email marketing é uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes e manter uma comunicação com clientes atuais. Assim, vale a pena investir tempo para escolher as melhores plataformas de email marketing para garantir o sucesso da estratégia seu negócio.

Para fazer e-mail marketing são necessários três itens: um programa fácil de usar, conteúdo e uma lista de e-mails de pessoas que devem estar interessadas no seu conteúdo. Para que você possa realmente escolher a melhor plataforma para sua empresa, é importante que defina seus objetivos, avalie as funcionalidades e compreenda o que esperar de um bom software de email marketing.

Reputação do software

Para que você possa garantir que o software que vai utilizar para seu e-mail marketing é bom, você deve começar por avaliar a reputação que este tem no mercado e ver as reviews sobre este.

É importante que a empresa que fornece o software tenha uma boa reputação e que forneça um bom suporte e uma plataforma seguro e fiável para guardar os dados de contato dos seus clientes.

Integração

A estratégia de Inbound não passa somente pelo Email Marketing e, por isso mesmo, você deve garantir, quando escolhe o software, que este pode ser integrado com serviços de landing pages, de CRM e de análise de dados. Essa integração não só irá permitir que reserve a informação necessária e faça chegar os emails corretos aos seus destinatários como ajudará a coletar informações sobre os leads, recolhendo informações sobre a ação destes perante a receção da informação.

Segmentação

Uma boa plataforma de email marketing também irá permitir uma maior segmentação do email, o que fará com que o destinatário receba informação mais personalizada e gere maior interesse pela questão. Você terá vantagens em trabalhar com listas dinâmicas, em softwares que filtrem as informações sobre os leads por si, evitando que tenha de fazer toda a inserção manualmente. Dessa forma terá permanentemente atualizada a informação sobre o estágio em que se encontra o lead e seus interesses.

Automação de Marketing

Os melhores softwares de email marketing também permitem a automação. Esse sistema pode ser mais simples ou mais avançado e ajudará na gestão do envio da informação, ajudando também a gerenciar os leads gerados com uma melhor capacidade na gestão do “funil” e o envio de informação mais personalizada e pertinente para o recetor.

Melhores Plataformas de Email Marketing de 2021

Benchmark

Benchmark é a solução de e-mail marketing com o melhor custo benefício do mercado para microempreendedores ou empresas que estão começando agora. Além de oferecer uma interface elegante e intuitiva para criação de e-mails, relatórios, gestão de contatos, formulários de inscrição e ferramentas de automação, o plano gratuito também inclui armazenamento de videos ilimitado. As ferramentas de automação não são tão intuitivas quanto as da concorrência, mas deve atender às necessidades da maior parte das empresas. Os planos pagos também contam com criação de landing pages e uma ferramenta de verificação de autenticidade de e-mails.

Ver Planos

Sendinblue

Sendinblue é uma solução de e-mail marketing poderosa e fácil de usar, com uma interface intuitiva que te possibilita criar e-mails criativos apenas “arrastando e soltando” os elementos. Além da ferramenta de construção de newsletters e listas de e-mails, Sendinblue oferece o pacote completo para gerenciamento de campanhas de marketing possibilitando a criação de landing pages, envio de SMS, criação de regras de automação, campanhas de retargeting, sincronização com facebook e também um CRM para que sua equipe possa se organizar. O melhor e mais incrível de tudo é que o plano inicial deles é grátis, assim você pode usar o quanto você quiser e só começa a pagar quando sentir a necessidade de usar os recursos dos planos pagos.

Ver Planos

GetResponse

GetResponse é uma ferramenta concisa e fácil de usar e poderosa. Eles são super focados em e-mail marketing, e oferecem tudo o que você precisa para começar uma campanha de sucesso. Além do tradicional criador de newsletter, gestão de listas, automação de e-mail e criação de landing pages eles também tem integração com diversas plataformas e um recurso de respostas automáticas bem prático. Uma particularidade é o recurso de “video conferencias” que te permite criar seminários e video aulas online. Isso é bem legal para quem trabalha com uma audiência como por exemplo coaches, personal trainers e professores.  Se você se interessar pode usar por 30 dias sem nenhum compromisso.

Ver Planos

ActiveCampaign

ActiveCampaign é uma plataforma bastante focada na parte de automação principalmente para quem trabalha com lojas virtuais, integrando com Shopify, WordPress e centenas de outros. Oferecem uma interface simples para criar funis de marketing com uma auto otimização inteligente e com a opção de criar testes A/B para melhorar seu engajamento mais e mais. O CRM para gerir a equipe também pode ser totalmente automatizado distribuindo as tarefas para cada membro de acordo com o comportamento o intenção do cliente. Para profissionais ou empresas que usam o gmail, eles eles oferecem uma extensão que integra os dados dos seus clientes com a sua conta de e-mail assim você pode ver as informações de todos os seus clientes a qualquer momento.

Ver Planos

Hubspot

Este é o veterano da lista e a ferramenta mais completa se o assunto é suprir um departamento de marketing inteiro, com ferramentas para gestão de mídias sociais, análise de SEO, gestão de blog e conteúdo, chat, agendamento, criação de videos, atendimento ao cliente, chatbots e diversos outros. Referente a e-mail marketing destacamos principalmente as gestão das listas de contatos, criação de landing pages, formulários e criação de newsletter. A versão grátis não inclui automação, o que talvez seja um problema para quem tem equipes pequenas, mas se optar por um plano pago certamente terá a ferramenta mais completa do mercado.

Ver Planos

Keap

Keap é a plataforma para os viciados em automação. Apesar de ter um custo inicial um pouco mais alto que a maioria dos produtos da mesma categoria, no longo termo pode ser que seja mais barato uma vez que ter permite reduzir o tempo que você gasta com suas campanhas de marketing e facilita muito a visualização de dados e métricas com relatórios bem detalhados. Para aqueles que têm equipes grandes ou já usam diversas outras ferramentas para seu negócio, Keap possui dezenas de integrações com diversas ferramentas do mercado. Dois grande diferenciais deles também é o aplicativo para smartphone que te possibilita trabalhar de qualquer lugar e o calendário de agendamentos o que faz dessa plataforma uma das melhorar para pessoas que fazem muitos agendamentos de reuniões.

Ver Planos