O que é Cloud server?

Cloud Server – ou servidor em nuvem- é uma solução de hospedagem que vem se tornando muito popular e pode ser confundida com o VPS. Embora os dois cenários utilizem uma tecnologia de virtualização, VPS se caracterizam como parte de um servidor físico que se comporta como uma máquina isolada, enquanto cloud server é um conjunto de servidores que trabalham como uma unidade. Essa quantidade de máquinas processando as informações permite melhor desempenho nas respostas dos sites, blogs e lojas virtuais, evitando instabilidade e garantindo segurança na execução das mais variadas tarefas online que necessitam de armazenamento em nuvem.

Como funciona?

Pode-se dizer, de forma mais didática, que o armazenamento em nuvem consiste em uma rede de computadores poderosos interligados e que juntos formam um “super” computador. Neste super computador é possível ter vários outros computadores virtuais, que se distinguem por possuírem características próprias de cada tipo de processamento, sistema operacional, armazenamento e memória. Como estamos falando de armazenamento virtual, cada máquina pode ter seus recursos, ou seja, espaço, ampliados ou reduzidos. Isso é ótimo, pois nem toda empresa, site ou loja virtual possui uma necessidade padrão de armazenamento.

Um Cloud Server está na categoria de Infraestrutura como um serviço, também conhecido pela sigla em inglês iaaS (Infrastructure as a Service). Esta é uma forma de contratar serviços de acordo com a necessidade de cada cliente.

Por exemplo: há quem precise de muitos terabytes de espaço para os dados armazenados diariamente, enquanto outros clientes necessitam de poucos gigas para todo o conteúdo, por isso é possível escolher qual o melhor Cloud Server para cada tipo de necessidade, não precisando gastar por algo amplo que não será totalmente utilizado ou ter de adquirir planos extras por ter a capacidade de armazenar reduzida.

Quais as Vantagens?

O Cloud Server confere muitas vantagens a quem opta por utilizá-lo. Esse tipo de serviço é indicado para aplicações online que necessitam de velocidade e disponibilidade (como servidores de arquivos diversos e lojas virtuais), e também para empresas que almejam baratear sua infraestrutura de tecnologia da informação, migrando seus sistemas internos para o armazenamento em nuvem.

De uma forma mais sucinta, a vantagens do Cloud Server se resumem em maior poder de processamento e garantia de disponibilidade. Por exemplo, se sua loja virtual costuma ter um tráfego constante, mas em determinadas épocas do ano, como Black Friday ou Dia das Mães, recebe muito mais visitas e compras diárias, ao invés de fazer uma mudança de plano de hospedagem, o que seria caro, pode apenas contratar um serviço de Cloud Server para atender a demanda que precisa. Com maior disponibilidade, o serviço não sai do ar, mesmo com grande número de pessoas acessando ao mesmo tempo.

Essa flexibilidade permite que o cliente que opta por um cloud server para seu negócio tenha:

  • Redução de custos com infraestrutura de TI;
  • Elasticidade dos recursos, com o aumento e redução dos mesmos quando necessário;
  • Não ficar na dependência de apenas um servidor físico;
  • Maior facilidade no aumento de recursos sem necessidade de mudança de plano de hospedagem;
  • Controle dos gastos, pagando apenas o que utilizar;
  • Capacidade de processamento superior;
  • Compatibilidade elevada com hardware e software de segurança.

Como você pode ver, utilizar um Cloud Server é uma ótima opção para sites e aplicações que precisam uma solução solida, flexível e poderosa sem precisar investir um valor elevado e nem sempre totalmente aproveitado no serviço.